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1,2,3 e…DIETA!

Vou contar uma história pra vocês. Todo mundo começa a dieta na segunda, mas eu…começo na sexta. Porque sou do contra.

No começo desse ano, eu estava suuuper determinada a emagrecer, fazer academia e ter uma alimentação saudável. Mas depois de perder 5 lindos quilos, buuum! Aconteceram coisas que mexeram demais com a minha psique e eu voltei a engordar por conta da ansiedade.

E tá eu aqui de novo, pronta para perder mais do que os 5kg do início do ano. Porque afinal de contas, a dieta não é só para fins estéticos (espinhas, pernas grossas e culotes) mas também por uma questão de saúde.

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E já que eu resolvi compartilhar com vocês o início da minha dieta, também vou compartilhar algumas dicas que eu sempre levo na bolsa, para não esquecer da dieta saudável.

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10 passos simples para uma dieta saudável

 

  1. Comer muito! Está mais do que provado que devemos fazer mais refeições ao longo do dia para controlarmos melhor o apetite e não enchermos os pratos durante o almoço e o jantar. Para começar, nunca descure o pequeno-almoço: afinal, com tanta variedade à escolha (vários tipos de pão, cereais, iogurtes, café, leite, chá, sumos e batidos naturais) esta é uma refeição para desfrutar ao máximo – basta levantar-se 5 minutos mais cedo ou deixar tudo pronto de véspera – garantimos-lhe que não há melhor forma de começar o dia! Depois, coma de três em três horas, ou seja, faça um pequeno lanche a meio da manhã, a meio da tarde e antes de se deitar (este último só se realmente sentir um vazio no estômago!). Dê por onde der, não salte nenhuma refeição!

 

  1. Água = 0 calorias! Quer melhor aliado para uma alimentação regrada? Sempre que possível, opte pela água em detrimento dos refrigerantes e dos sumos. O consumo diário ideal desta “bebida milagrosa” é de 1,5 a 2 litros e para que não lhe custe a engolir este hábito, pode beber chá (sem açúcar!) ou adicionar algumas gotas de limão, folhas de hortelã ou menta à sua água para um sabor refrescante e apetecível.

 

  1. Fruta e legumes ao poder! Para além de emprestarem um colorido irresistível ao seu prato, fazem realmente bem! Em vez de acompanhar o seu bife com arroz, batata frita e salada, que tal apenas uma boa salada com um bocadinho de tudo (alface, tomate, milho, queijo, nozes… até escrito aqui já tem bom aspecto!); ou então, salteie legumes (se não tem tempo de os arranjar, compre os congelados, depois é só aquecer o tacho!). Faça uma boa sopa para iniciar ou preencher qualquer refeição ou até um arroz recheadinho de legumes – existem muitas formas deliciosas de introduzir mais vegetais à mesa – seja criativo e em pouco tempo não vai viver sem os seus legumes! Outra forma fácil de introduzir vegetais no seu quotidiano é na hora do lanche – quem diz que não pode comer uma cenoura a meio da manhã? O mesmo aplica-se à fruta – as bananas, as maças e as peras foram feitas para viajar, por isso, não saia de casa sem, pelo menos, uma peça! Se estiver em casa, prepare sumos de fruta naturais, misturando e experimentando novas receitas (aqui os legumes também podem entrar!).

 

  1. Carne ou peixe? Ambos e distribuídos irmãmente ao longo da semana. Sempre que possível, substitua a carne vermelha pela carne branca (frango e peru), que tem um teor de gordura reduzido, e opte sempre por grelhar a carne em vez de fritar. Relativamente ao peixe, procure incorporá-lo mais vezes nas suas ementas semanais porque, para além de ser uma fonte de proteínas, é rico em Ómega 3, que faz maravilhas à nossa saúde! Com vários tipos de peixe para experimentar, pode ainda variar na forma de o confeccionar – grelhado, assado, cozido…

 

  1. A escolha dos lacticínios. Opte sempre pelas variedades magras no que toca aos lacticínios – leite, iogurte, queijo – pois, para além de terem metade das calorias da variante “gordo”, também têm cinco vezes menos colesterol. O argumento diz tudo!

 

  1. Branco vs integral. É certo e sabido que os hidratos de carbono refinados, como o pão, o arroz e a massa branca, não satisfazem o nosso apetite tão bem quanto as variedades integrais. Outros motivos para escolher sempre alimentos integrais incluem: têm poucas calorias, diminuem a absorção do colesterol, fornecem energia, são um precioso aliado para o funcionamento correcto do tracto digestivo e intestinal. Está convencido?

 

  1. Hora dos snacks. Apetece-lhe qualquer coisa e o primeiro instinto é ir até a pastelaria ao lado do escritório ou abrir o pacote de bolachas Oreo que está na dispensa? Pode fazer bem melhor do que isso! Para além da fruta e dos legumes que referimos em cima, o lanche pode ser preenchido com uma variedade de opções saborosas e saciáveis: iogurtes de colher ou líquidos (pode comer um diferente todos os dias graças à diversidade existente!), um pão integral com queijo fresco ou fiambre magro, barras de cereais, tostas e bolachas integrais, uma mão cheia de nozes ou amêndoas (não há melhor para sossegar um apetite voraz!), a nossa velha amiga bolacha Maria… diversifique e bom proveito!

 

  1. Dizer não a… Claro que uma dieta para corpo e mente sã exige alguns sacrifícios, mas se pensar que essas pequenas abstenções vão trazer-lhe grandes benefícios, não lhe vai custar nada! Elimine a palavra fritar da sua cozinha, substituindo-a por grelhar ou assar. Diga não, uma vez por todas, aos alimentos processados industrialmente (doces, bolachas, batatas fritas, refeições pré-preparadas ou congeladas), assim como qualquer alimento que contenha as palavras “gordura parcialmente hidrogenada” no seu rótulo – deixe-o na prateleira do supermercado.

 

  1. Reduza o sal e o açúcar! O sal em excesso é uma bomba para o nosso coração, mas felizmente existem muitas outras formas de temperar, deliciosamente, os nossos alimentos. Experimente especiarias e ervas aromáticas que nunca usou, mas não recorra à manteiga, à margarina ou ao óleo para cozinhar – prefira sempre o azeite. No que toca ao açúcar, não pretendemos que o expulse da sua alimentação, mas sugerimos uma redução no número de colheres que diariamente coloca no café ou no chá – no início pode custar, mas em pouco tempo estará mais que habituado! Caso não saiba, o açúcar disfarça-se de várias formas – glicose, frutose, sacarose, maltose, dextrose, melaço e xarope – por isso, há que estar sempre atento aos rótulos para não ingerir o que não quer!

 

  1. E as tentações? Seguir uma dieta saudável e equilibrada não significa que nunca mais poderá comer uma bela fatia do famoso cheesecake que só a sua mãe sabe fazer, nem mandar vir uma pizza numa sexta-feira à noite depois de uma semana cansativa ou deliciar-se com um refrescante gelado numa tarde de Verão. O que seria de nós sem estes pequenos prazeres da vida? Desde que seja a excepção e não a regra, saboreie essa mousse de chocolate até à última colherada e sem sentimentos de culpa!

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Depois dessas dicas, estou pronta para começar! Hahaha! Mas antes, a despedida…tô indo lá na cozinha pegar uma fatia de pizza, pode ser?
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E claro, que além de ter essa dieta regrada, vou compartilhar também as conquistas e como vai ser a perda de peso! Aguardem gents!

Como eu me sinto quando…

…preciso mudar a dieta e experimento aquelas comidas super saudáveis.

Minha vontade é de:

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Créditos de imagem:http://comoeumesintoquando.tumblr.com/

Beijos!

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