O direito e a moda.

PROFILE_ROUNDED

Bom, siguintchy. A maioria de vocês devem saber, que eu sou estudante de direito e FINALMENTE estou chegando ao fim da faculdade.

O post de hoje, é um post mais particular que fala sobre a minha experiência acadêmica, os planos para o futuro e qual a relação que o direito tem com moda e o que ambos representam na minha vida.

Eu nunca me identifiquei muito com o direito. De início, eu simplesmente prestei o vestibular porque não sabia exatamente o que eu queria e me atrelei ao glamour dessa profissão. E eu sou aquele tipo de pessoa, que quando teima com algo, não descansa enquanto não consegue. Escasquetei que queria passar no vestibular de uma das melhores faculdades de direito de São Bernardo do Campo. Passei na primeira chamada.

A partir daí, entrei naquele mundinho universitário, cheio de festas, amigos e diversão. Mas me encontrar no curso mesmo? Nada. Depois de ter alguns problemas, troquei de faculdade. Foram alguns longos anos, levantando sem ânimo para ir à aula, imaginando até quando eu poderia suportar algo com o que eu não me identificava.

Me desculpe, mas ainda que eu respeite meus companheiros de trabalho, eu não suporto a ideia de defender (por dinheiro) alguém que não tem razão.

Somente no quarto ano, depois de estagiar no departamento Jurídico Internacional, eu finalmente me encontrei. E dizem que essa área é o “filé mignon” do direito. Lá, eu conheci pessoas maravilhosas, que agrearam muito valor não apenas intelectual, mas profissional. E, ainda que eu não tivesse aprendido NADA sobre direito internacional na faculdade, eu me dei super bem.

imagem

Minha recente paixão por comércio internacional e proteção de imagem e essa ânsia de saber tudo o que acontece no mundo industrial fashion, me levaram a buscar uma nova área do direito, que trata de todas as questões inerentes ao mundo da moda. Chamada FASHION LAW.

É uma área nova, que tem como seu instituto principal o Fashion Law Institute, fundado em 8 de setembro de 2010 em Nova York. (para saber mais, clique aqui)

fashion law institute

O debate mais atraente gira em torno da proteção de criações inovadoras, entre estampas, modelos e marcas. Os limites são discutidos em uma ação que se tornou célebre no mundo da moda: o designer de sapatos Christian Louboutin acusa a Yves Saint Laurent de copiar o solado vermelho que é sua assinatura, registrada como marca no Escritório de Patentes dos EUA.

A “fashion law” também inclui matérias mais tradicionais – como contratos de trabalho, comércio internacional, sustentabilidade, tributação, consumo, questões imobiliárias, registro de cosméticos, proteção da imagem, pirataria e até direitos civis relacionados ao uso de roupas (um país pode obrigar ou proibir mulheres de usarem a burka?). No direito empresarial, a diferença na aplicação dessas disciplinas está na abordagem, adaptada às peculiaridades da indústria da moda.

Maíra Magro, de Brasília

imagem

Partindo de tudo isso, eu quero unir todo esse peso que o direito tem, ao mundo encantador da moda.

Ainda tem muito chão pela frente, muitos cursos para fazer e muito livros para devorar. O Fashion Law, abrange matérias de âmbito contratual, internacional, arbitral e até imobiliário. Até lá, o jeito será suportar mais um pouquinho essa matéria de direito um tanto quanto “limitada” que eu aprendo na faculdade. Depois disso, é cair pra cima.

Portanto, para todas aquelas inquietantes perguntas que me fazem sobre em qual ponto o direito e a moda se encontram na minha vida, tá aí a resposta. A longo prazo, essa relação se estreitará, mas enquanto isso não acontece, o direito é mera obrigação e a moda é meu hobby. Futuramente, eles serão um sonho realizado, no qual eu amarei trabalhar.

fashion law

Fontes: 

http://www.segs.com.br/demais-noticias/120942-moda-e-direito-valverde-advogados-se-especializa-em-fashion-law.html

http://www.advocaciamarizdeoliveira.com.br/news/2011/12/bancas-estao-se-especializando-em-moda-para-atender-grifes-de-luxo/

Deixe uma resposta

